terça-feira, 4 de novembro de 2008

COMO FAZER UMA REPORTAGEM

Desde os primeiros anos na faculdade, soube que o jornalista é o cara que sabe de tudo e não sabe de nada, porque divide com os outros todas as informações que obtém. Paralelo a isso, ouvi dizer que o jornalismo é um campo amplo, imenso, que cata um pedacinho de cada área e espalha em diversos meios, para variados públicos - da dona-de-casa ao assaltante, do pivete desatento ao executivo, do esquecido ao antenado. Outra coisa que me disseram é que as fórmulas ficaram nos livros, que o sexteto do lide (lead para quem preferir) está fora de moda, que o importante é o ponto fora da linha que o repórter possui, isto é, a capacidade de fazer arroz com feijão, com macarrão, bife ou frango e salada. Além de suquinho e sobremesa.

Pois bem, os manuais de jornalismo são infinitos. De Lage a Erbolato, passando por Sodré, falam de elementos da linguagem, estrutura da notícia e da reportagem, estilo, personagens, pirâmides ao avesso. Com leituras, conselhos e conversas, aprendi a pincelar textos jornalísticos, mas tenho real encanto pela reportagem.

Pois bem, pela segunda vez, resolvi utilizar um meio moderno de comunicação chamado Internet. Usei a busca do Google e coloquei: REPORTAGEM. Assim, simples: REPORTAGEM. Em poucos segundos, o resultado da pesquisa. Milhares e milhares de artigos relacionados ao assunto. Eis que clico no link: COMO FAZER UMA REPORTAGEM.

Em poucas linhas, uma resposta direta e até poética:

"A entrevista nada mais é do que a reprodução da conversa de um jornalista com uma pessoa possuidora de conhecimentos acerca de atualidades, diga-lhe respeito ou não. A reportagem é a história de várias histórias entrecruzadas. Trata-se de uma narrativa, cujos principais objetivos são informar e fazer compreender que de importante ou interessante aconteceu num determinado lugar durante um período de tempo com certo número de personagem dentro de um enredo.O repórter tem de dominar a técnica da narrativa, pois relata fatos, transmite emoções e impressões, descreve lugares e pessoas, enfim conta à vida real. Além de cursos de extensão universitária e programas de treinamento, sendo este último oferecido pelos principais jornais, por meio de seletivas. Assim sendo, para ser um bom repórter basta seguir estas dicas e se dedicar".

E daí? Disso nada. O que atraiu minha atenção foi o tópico que havia abaixo dessa definição:

Artigos relacionados com Como fazer uma reportagem:

Como fazer mágica

Como fazer redação

Como fazer um aborto

Dicas para fazer uma boa redação

Como fazer um Body Poke no Orkut

Como fazer uma redação dissertativa

Como desbloquear celular Motorola

Britânica de 18 anos vende virgindade pela Internet

Guia do sexo

Faculdade de Medicina

Vou voltar aos manuais e às conversas com os amigos...

4 comentários:

Carlos Nealdo disse...

Paulinha!!!!!
Que texto massa!!!
Adorei!!!

Kassia Nobre disse...

"O repórter tem de dominar a técnica da narrativa, pois relata fatos, transmite emoções e impressões, descreve lugares e pessoas, enfim conta à vida real".

Ah tá, que fácil! Até que as dicas são válidas, até que quase ninguém segue, até que seria bom..

O google é muito útil

=D

Estêvão dos Anjos disse...

Eu tbm gosto de reportagem :D
Os textos opinativos estão me cativando mais agora, mas é arretado fazer reportagem, é o único espaço q se tem liberdade :D

Unknown disse...

REPORTAGEM É LEGAL PARA QUEM GOSTA...........


ANDRIELLY